Aprenda nesse post como fazer um pão de forma fácil, vegano e que não precisa de sova, tornando todo o passo a passo mais simples e rápido.
Dedicar um tempinho da semana para fazer pão caseiro é uma atividade bem divertida e terapêutica! Se você ainda não testou, eu recomendo demais!
Misturar os ingredientes, ver a massa crescer e no fim se transformar em um pão fofinho e delicioso que você mesmo preparou vale todo o tempo e esforço dedicado na cozinha.
Algumas receitas exigem um longo tempo de fermentação, sovas e dobras na massa para deixa-la perfeita, mas também é possível fazer pão caseiro sem precisar ficar muito tempo na cozinha e sem a necessidade de sovar.
A receita que eu trago nesse post é ótima para quem procura como fazer pão caseiro em pouco tempo e de maneira mais simples.
Se você procura outras receitas de pão que exigem um tempo a mais na cozinha, aposto que vai amar esse PÃO ITALIANO CASEIRO que já trouxe por aqui!
Qual a importância da sova?
A sova é considerada uma das etapas mais importantes quando falamos de uma receita de pão caseiro. Sovar bem a massa de pão garante que o glúten se desenvolva na receita e deixe o pão firme, fofinho, elástico e mais leve.
A sova é responsável por organizar as estruturas de glúten, evitando que a massa fique pesada ou que a receita não cresça da forma correta e de completamente errada.
Como fazer pão sem sova?
Já que a sova é uma etapa essencial nas receitas de pão, você deve imaginar que é impossível fazer pão caseiro sem precisar dedicar alguns minutos sovando.
Porém é possível sim e o resultado fica excelente, afinal não é todo dia que a gente tem tempo para ficar na cozinha por horas e uma massa que fica pronta rapidamente pode salvar os cafés da tarde da sua semana.
Para isso, utilizamos uma quantidade maior de fermento na massa e devemos respeitar todos os períodos de tempo que ela fica descansando. Esses dois passos são essenciais para o desenvolvimento do glúten em um pão sem sova.
Como fazer pão de forma caseiro
Primeiramente, separe os ingredientes necessários para a receita:
- Água morna;
- Fermento biológico;
- Açúcar;
- Óleo vegetal;
- Sal;
- Farinha de trigo;
Em seguida, comece ativando o fermento biológico. Coloque em um recipiente o fermento, a água morna (não é fervendo! A água muito quente pode prejudicar o fermento) e o açúcar. Misture bem e aguarde de 5 a 10 minutos antes de continuar a receita.
Para saber se o fermento foi ativado, você verá pequenas bolhas se formando na água. A partir desse momento, misture o óleo vegetal e o sal.
Logo após, acrescente a farinha de trigo aos poucos até a massa desgrudar das mãos. A quantidade de farinha utilizada pode variar um pouco dependendo da qualidade da farinha utilizada e de outros fatores.
Quando a massa desgrudar das mãos, tampe o recipiente com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Dê preferencia por deixar essa massa em um ambiente mais quente como dentro do forno desligado ou de um armário da cozinha.
Nesse meio tempo, a massa terá dobrado de tamanho, é só transferir para uma forma de pão untada com um pouco de óleo vegetal e deixar descansar por mais 60 minutos.
Faltando 30 minutos para finalizar a etapa de descanso, pré aqueça o forno na temperatura de 200º.
Por fim, asse o pão por 30-35 minutos ou até dourar completamente.
Validade e dicas de conservação
Recomendo que o consumo desse pão seja feito em até 4 dias, se guardado em temperatura ambiente. Após esse tempo, a massa pode endurecer.
Contudo, se preferir conservar a receita por mais tempo, corte o pão em fatias e deixe no congelador. Quando for consumir, retire do congelador e aqueça colocando a fatia por alguns segundos no micro-ondas ou em uma frigideira. Essa dica funciona com esse e outros tipos de pão caseiro!
Por fim, confira abaixo o passo a passo em vídeo e um card com a receita completa, que você pode salvar, imprimir e utilizar como quiser 🙂
Gostou? Confira outras receita no meu instagram @com.caju
salve! essas xícaras são as americanas (250ml) ou as que o resto todo mundo usa (240ml)?
Oioi! 250ml :))