Começar a fazer pão em casa é um caminho sem volta, e a receita desse pão italiano caseiro é perfeita para iniciantes no mundo da panificação.
Esse pão não precisa de sova, você vai trabalhar a massa fazendo algumas sequências de dobras que irão desenvolver o glúten e deixá-lo com esse aspecto crocante por fora e macio por dentro.
Esse pão italiano caseiro também é conhecido como pão 10 dobras, após cada etapa de descanso, vamos dobrar a massa 10 vezes, e repetir esse processo de dobras > descanso por pelo menos 4 vezes. Essa sequência deixa a massa lisinha e perfeita para crescer lindamente no forno.
O tempo de preparo desse pão é um pouco longo, mas o resultado vale a pena. No total são cerca de 3-4 horas até o pão estar completamente pronto, mas não se assuste, o preparo é mais simples do que parece!
Como Fazer Pão Italiano Caseiro
Existem duas formas de se fazer esse tipo de pão, o clássico que utiliza levain, um fermento natural feito a base de farinha de trigo e água, e o mais simples e rápido, utilizando o fermento biológico industrializado.
O sabor do pão italiano com levain é marcante e delicioso, mas requer um pouco mais de tempo e experiência para conseguir um bom resultado.
Se você gosta de fazer pães em casa e quer saber mais sobre fermentação natural, recomendo um canal do youtube que tem muitos vídeos sobre o assunto chamado Padeiro de Apartamento.
A receita que vou ensinar aqui utiliza o fermento biológico encontrado no mercado, o resultado também fica maravilhoso, uma casquinha crocante e miolo bem macio e delicioso.
Pão Italiano Com Fermento Biológico
Para fazer esse pão italiano caseiro você vai precisar de 4 ingredientes: farinha de trigo, fermento biológico, sal e água.
Comece misturando em um recipiente os ingredientes secos, acrescente em seguida a água aos poucos, até formar uma massa. No início, a massa fica com aparência de que algo deu errado, mas aos poucos ela se transformará em uma massa lisinha.
Quando a massa se formar, cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos.
Após esse tempo, comece a fazer as dobras. Com as mãos úmidas, estique a massa e dobre sobre ela mesma, faça isso 10 vezes, cubra e deixe descansar mais 10 minutos.
Você vai repetir essas etapas de dobrar > descansar 4 vezes. Para facilitar, anote em um papel e vá riscando ao final de cada etapa como o exemplo abaixo:
Após a última sequencia de dobras, cubra e deixe a massa descansar por 1 hora.
Quando a massa completar 1 hora de descanso, chegou a hora de realizar a última dobra antes de finalizar. Para isso, coloque a massa em uma bancada levemente úmida, você pode espirrar um pouco de água na bancada e nas mãos.
Estique a massa e dobre ao meio como se fosse um papel, em seguida enrole e manipule a massa com as mãos até conseguir um formato redondo novamente.
Coloque a massa novamente no recipiente enfarinhado e deixe descansar mais 40 minutos. Durante esse tempo você já pode pré aquecer o forno na temperatura de 230 graus.
Após os 40 minutos, a massa estará pronta para ir ao forno. Para assar esse pão, o ideal é que seja utilizada uma panela de ferro, mas como o objetivo aqui é simplificar a receita o máximo possível, vou te mostrar como você pode assar esse pão sem precisar de uma panela.
Como assar pão italiano sem panela de ferro
Pegue uma assadeira, polvilhe um pouco de farinha de trigo e coloque a massa do pão com cuidado. Em seguida faça um corte no topo da massa com uma lâmina. Esse corte ajuda o pão a expandir e ficar com aquela abertura linda e crocante por cima.
Antes de colocar o pão no forno, coloque outra assadeira na grelha de baixo e cubra com água quente. Na grelha de cima, coloque a assadeira com o pão e deixe assar por 25 minutos.
Após esse tempo, retire a assadeira com água do forno e deixe o pão assar por mais 20 minutos, ou até ficar bem dourado.
Dessa maneira seu pão poder ser feito sem precisar de uma panela de ferro, e o resultado fica igualmente satisfatório.
Se você procura fazer pães incríveis em casa, segue uma seleção de produtos que o Com Caju recomenda para você começar agora:
Panela Duo de Ferro Fundido
Ideal para assar pães italianos no forno! Concentra o calor e assa o pão uniformemente, deixando uma casquinha dura por fora e um miolo macio.
Forno
Aqui em casa usamos o forno da marca Sonetto, ele atende as nossas necessidades, possui função dourador, iluminação interna e pode ser usado até a temperatura de 300°, perfeito para pães caseiros!
Papel Antiaderente
Esse papel é ideal para fazer pães caseiros, ele não gruda em absolutamente nenhum alimento! É perfeito.
Confira abaixo o vídeo com todo o passo a passo e em seguida o card com a receita completa 🙂
Pão Italiano Caseiro
Course: Pães, Receitas VeganasDifficulty: Médio1
Pão de 500gr3
hoursIngredientes
500 gramas de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento biológico
1 e 1/2 colher de chá de sal
350 ml de água
modo de preparo
- Comece misturando todos os ingredientes até conseguir uma massa que fica levemente grudenta;
- Deixe descansar por 10 minutos;
- Após esse tempo, comece a fazer as dobras: estique e puxe a massa para o centro 10 vezes;
- Deixe descansar por mais 10 minutos;
- Repita esse processo de dobra > descansa 10 minutos por 4 vezes;
- Após a última etapa de dobras, deixe a massa descansar por 1 hora;
- Depois espalhe a massa em uma bancada levemente úmida, dobre novamente até conseguir um formato circular;
- Deixe a massa descansar os últimos 40 minutos, nesse tempo aproveite para pré aquecer o forno a 230°C.
- Na hora de assar, transfira a massa do pão para uma forma enfarinhada, faça um corte no pão com uma lâmina e coloque no forno;
- Os primeiros 25 minutos, asse o pão com outra forma coberta com água quente na grelha debaixo do forno;
- 25 minutos depois, retire a forma com água e asse o pão por mais 20 minutos ou até dourar e ficar com a casquinha bem durinha;
- Tá pronto, de preferência espere alguns minutos antes de cortar;
Gostou dessa receita? Então confira várias outras CLICANDO AQUI!
A receita é muito boa, foi minha primeira vez fazendo pão italiano e eu simplesmente amei. Fiz a receita dobrada pra dar 2 pães! Ficou crocantissimo… Maravilhosa receita, FAÇAM
Que demais, Melissa! Fico feliz que deu certo 🙂